Estás a pensar em adotar um animalzinho?
Separamos alguns pontos importantes a considerar antes de decidir se você está preparado para receber um novo membro na família! Confira na leitura:
A primeira coisa que devemos ter em mente é que além de trazer muita alegria para a família, ter um pet é uma grande responsabilidade e envolve muitos gastos. É importante estar preparado!
Comprar ou adotar?
Se você está em dúvida de que pet pegar, lembre-se que existem milhares de animais aguardando uma família para chamar de sua nos abrigos e ONGs. Ao adotar, você também não terá que pagar para adquirir um cão ou gato.
O que preciso saber antes de adotar um pet?
Você terá um companheiro por anos
A expectativa de vida dos cães e gatos costuma variar entre 10 e 20 anos, portanto você deve estar preparado para dar a ele os cuidados e atenção necessários durante todo esse período.
Você terá gastos recorrentes com o seu pet
Um animal vai precisar de muitos cuidados: alimentação, cuidados com higiene, arranhadores, mordedores, caixa de areia, tapete higiênico, brinquedos, caminha, trelas, bebedouros e comedouros, banho e tosquia. Ainda, você tem que estar preparado para os gastos mais esporádicos como a cirurgia de esterilização, as vacinações anuais, vermifugação, atendimento veterinário e medicações caso sejam necessários.
Obs.: se você viaja bastante e não pretende levar o patudo com você, será necessário deixar-lhe em um local de confiança no tempo que você estiver fora. Isso vai demandar planejamento e poderá ser um gasto que deve ser colocado no orçamento.
Sua rotina vai mudar
Além de realizar as suas atividades, você terá que organizar a sua rotina e disponibilizar tempo para os passeios, brincadeiras, limpeza, alimentação, educação e atenção que o seu patudo vai precisar. Mesmo os gatos são dependentes de nós humanos e precisam de cuidados, carinho e da dedicação dos seus tutores.
A casa precisará ser adaptada
Você tem espaço suficiente na sua casa para abrigar um pet saudável?
Tanto o cão quanto o gato precisarão de um ambiente adequado para dormir, fazer suas necessidades, beber e comer, brincar e gastar energia. Esses locais precisam ser limpos com frequência.
No caso dos gatos, ainda será necessário telar as portas e as janelas da casa ou apartamento para garantir a segurança do patudo e evitar fugas.
Será necessário muita paciência
Muitos pets demoram um tempinho até se adaptar ao novo ambiente e a nova rotina. E alguns permanecem mais bagunceiros e agitados durante toda a vida. Você vai precisar de muita paciência, carinho e dedicação para ensiná-lo a conviver bem com a nova família e ter bons modos!
Também é importante lembrar que sempre há a possibilidade de você chegar em casa depois de um dia cansativo de trabalho e encontrar um buraco no sofá ou o seu chinelo ruído. Esteja preparado e comece cedo a educar seu animalzinho e entender suas necessidades para evitar ao máximo que esses episódios aconteçam.
Agora que você já sabe quais são os principais pontos que devemos ter em mente antes de adotar um animal de estimação, poderá avaliar suas condições no momento e tomar a melhor decisão de forma consciente!
Se você concluir que está pronto para receber um patudo em sua vida, visite a área de adoção do site da APETS clicando aqui, onde encontrará vários cães e gatos disponíveis para adoção, de diferentes idades, tamanhos, cores, pelagens e temperamentos.