Você já ouviu falar de fitoterapia? A fitoterapia é um método muito antigo de medicina natural que utiliza extratos de plantas medicinais. Ela vem ganhando força nos dias de hoje, mas apenas uma pequena parte do mercado fitoterápico é voltado aos animais.
Entre as principais vantagens da fitoterapia em relação ao uso de medicamentos alopáticos é a diminuição significativa dos efeitos colaterais. Então, muitos médicos veterinários já estão a estudar e fazer uso de fitoterápicos sozinhos ou associados com outras medicações para auxiliar no tratamento de diversas condições de saúde dos patudos.
Já existem também algumas empresas que produzem produtos comerciais a base de extrato de plantas medicinas com diversas indicações de uso para pets. Abaixo separamos alguns dos principais fitoterápicos utilizados em cães para você conhecer. Confira:
Aloe vera
Pode ser utilizada para constipação e tem atividade imunoestimulante em feridas. Há indicação de uso de gel de aloe vera para tratar queimaduras ou irritações na pele. Também tem ação hidratante na pele e pelo.
Gengibre
É muito utilizado para má digestão ou gastrites, tem propriedades antieméticas e antiespasmódica. Ajuda na secreção de saliva e do suco gástrico.
Hortelã
Combate dores no estômago, náuseas, flatulências e tem efeito antibacteriano.
Funcho
Auxilia na mobilidade gastrintestinal e combate dores no estômago e flatulências.
Calêndula
Ajuda na formação de tecido epitelial e tem propriedades anti-inflamatórias, por isto é muito utilizada na cicatrização de úlceras gástricas.
Camomila
Combate dores no estômago, tem ação antioxidante e antibacteriana. É utilizada no tratamento de úlceras gástricas, gastrites e doenças intestinais inflamatórias.
Genciana
Aumenta a salivação e a secreção de suco gástrico, sendo contraindicada em casos de gastrite ou úlceras, mas indicada para tratar falta de apetite e flatulência.
Psyllium
É uma fibra natural indicada para problemas estomacais e constipação. Também pode ser usado em animais com diarreia.
Linhaça
É muito rica em fibras, por isso é indicada para alivio de constipação e outras alterações do trato gastrointestinal como diverticulites, enterites e gastrites.
Cardo mariano
Tem uma importante ação de proteção hepática e efeito antiinflamatório.
Casca, folhas e semente do mamão
Tem ação anti-helmíntica, ou seja, combate os vermes intestinais.
Passiflora
Tem ação calmante e pode ser usada em cães com crises de convulsões e excitação constante.
Valeriana
É utilizada como relaxante muscular e sedativo. Também tem ação na indução do sono.
Além da diminuição dos efeitos colaterais, outra importante vantagem dos fitoterápicos é o baixo custo devido a facilidade de obtenção da maioria das plantas medicinas. Contudo, para obter o efeito esperado existem dosagens e formas de apresentação que devem ser seguidas.
O mau uso destes componentes acaba por dar-lhes uma fama ruim e faz com que muitas pessoas acreditem que não são eficazes. E como outras medicações também podem possuir alguma contraindicação.
Então, lembre-se, fitoterapia não é só dar chá de alguma planta medicinal para o seu patudo. Um especialista deve ser consultado para indicar qual o melhor produto a ser utilizado e qual a dose adequada para o seu animal de acordo com o seu peso, porte, idade e condição de saúde. Assim como qualquer outro tratamento, deve ser indicado por um veterinário após uma consulta para avaliação!