A fase do cio da cadela é um momento de stress para ela e para os tutores. O comportamento muda, os cães machos da rua e vizinhança podem ficar mais agitados e ficar em roda do portão para tentar entrar em contato com ela.
É importante saber identificar o cio da sua cadela e saber quais cuidados precisam ser tomados nesse período para garantir o bem-estar da patuda. Assim, tu saberás lidar com as mudanças de comportamento dela e poderá ficar atento para que não ocorra uma gestação indesejada.
Separamos algumas dicas e informações para te ajudar. Confira abaixo!
Cio – o que é?
Assim como nas gatas, o cio (chamado tecnicamente de estro) é o momento em que a fêmea está pronta para se reproduzir. É a fase fértil do seu ciclo reprodutivo.
Neste período, os níveis hormonais estão muito elevados e levam a mudanças de comportamento que muitas vezes podem ser incómodas para o tutor. Ou que em alguns casos podem até mesmo passar despercebidas, dificultando a tomada de cuidados para evitar uma gestação.
O cio da cadela dura uma média de 21 dias e é dividido em 4 fases: proestro, estro, diestro e anestro.
Proestro: quando organismo está se preparando para a ovulação. Dura cerca de 9 dias. Aqui a o macho já se interessa pela fêmea, mas ela ainda não aceita a monta. É a fase em que aparece o sangramento e o inchaço da vulva.
Estro: é o cio propriamente dito, quando a cadela está fértil e aceita o macho. Também dura cerca de 9 dias. É nesta fase que ocorre a ovulação. O sangramento para, mas a vulva permanece com inchaço.
Diestro: ocorrem muitas alterações hormonais nesta fase que vão permitir a manutenção da gestação, caso tenha ocorrido a fecundação. Muitas cadelas desenvolvem gestação psicológica por conta dos hormônios. A duração varia entre 65 e 100 dias, dependendo se houver gestação ou não.
Anestro: é o período de inatividade sexual, com baixa atividade ovariana e produção hormonal. É o mais longo e com duração de 3 a 4 meses.
Quanto tempo dura?
O período de duração do cio varia para cada cadela e pode ser influenciado por alguns fatores como o porte. Mas, em geral, dura cerca de 21 dias com intervalos de 6 a 8 meses.
Algumas fêmeas podem ter o ciclo mais irregular, com variação de duração e frequência.
Quando ocorre o primeiro cio da cadela? Ela já pode ter filhotes?
O primeiro cio ocorre quando a cadela atinge a puberdade e costuma ocorrer entre os 6 e os 9 meses de idade, mas não há uma regra. Normalmente, quanto menor o porte mais cedo tende a acontecer. Cadelas de porte grande podem ter o primeiro cio só depois dos 12 meses de idade.
Desde o primeiro cio ela já pode ter uma gestação. A fêmea canina pode entrar no cio até o final da vida, mas com o avanço da idade os ciclos começam a ficar mais irregulares e os intervalos entre cio maiores.
Como identificar uma cadela no cio?
Identificar uma cadela no cio não costuma ser uma tarefa difícil. Além do sangramento, inchaço da vulva e das mamas, a fêmea muda seu comportamento.
Elas podem ficar mais carentes e buscar atenção dos tutores. Em alguns momentos do ciclo ela pode parecer mais agitada ou agressiva e lamber-se com maior frequência. Muitas fêmeas tentam fugir para ir ao encontro de cães machos.
Muitos tutores relatam que se há mais de uma cadela em casa, durante o cio de alguma delas elas tendem a brigar com muito mais frequência. A cadela no cio também pode começar a montar em pessoas, objetos e outros animais.
Também é muito comum que os cães machos das redondezas fiquem mais agitados, briguem, se aproximem de onde a cadela está e até tentem pular cercas, portões e muros para alcançá-la. Se a sua patuda não for castrada pode gerar uma grande movimentação de cães pela vizinhança!
Obs.: algumas cadelas apresentam o chamado “cio seco”, ou seja, não apresentam nenhum sangramento. Neste casos os tutores devem ficar atentos a outros sinais pois mesmo que ela não sangre, tem cio e pode vir a ter uma gestação indesejada.
O que fazer devo fazer?
Para garantir a segurança da sua patuda, é recomendado que ela seja mantida em um local bem cercado de onde ela não possa sair e outros cães não consigam entrar.
É bem importante ter bastante cuidado com o local que vai deixar sua cadela com cio, pois tanto ela quanto os machos tendem ficam muito determinados e podem invadir ou fugir de lugares que nem imaginamos ser possível nesse período!
Os tutores também vão precisar de paciência com as mudanças de comportamento da patuda.
Além disso, poderá ser necessário maior cuidado com a higiene e limpeza da casa, ou até mesmo, fazer uso de fraldas ou tapetes descartáveis devido ao sangramento.
Como evitar o cio?
A única forma segura de evitar o cio da cadela é através da esterilização cirúrgica. Outros métodos como uso de vacinas para cio não são recomendados por veterinários pelos efeitos colaterais como infecções, tumores e gravidez psicológica. Além disso o momento, local e forma de aplicação também podem interferir na eficácia do método.
A castração pode ser feita após o primeiro cio, nunca deve ser feita durante. Este procedimento vai evitar os incômodos que vem com o período de cio e impedir que ocorram gestações indesejadas.
Lembre-se que qualquer procedimento cirúrgico deve ser realizado exclusivamente por um médico veterinário em um local limpo, seguro e adequado!