Está a tornar-se cada vez mais comum os patudos participarem dos programas com as suas famílias, incluindo passeios de férias ou finais de semana. Devemos ter em mente que alguns itens são importantes para garantir a segurança e o bem-estar dos nossos amigos durante estes momentos de diversão.
Confira a seguir 5 acessórios para não esquecer quando for viajar com o seu pet:
Carvão ativado
O carvão ativado possui propriedades adsorventes que reduzem a absorção de toxinas ingeridas pelo seu cão por acidente, sendo um grande aliado em emergências. É eficaz se for administrado em até 2 horas após a ingestão da substância. Está disponível em saquetas que devem ser diluídas em água e fornecidas via oral com uma seringa para o cão. É importante compreender que sozinho o carvão ativado pode não ser suficiente para salvar o animal, por isso o ideal ao perceber que o cão ingeriu algo que não devia ou apresenta sinais de intoxicação é leva-lo ao veterinário. Procure identificar a substância e a quantidade ingerida. Observe e relate os sinais apresentados e lembre-se de nunca induzir o vômito do patudo!
Coleira Scalibor
Para evitar que durante a viagem seu amigo fique exposto à pulgas, carraças e flebótomos transmissores de leishmaniose é muito importante que esteja usando uma coleira antiparasitária. A Scalibor é eficaz uma semana após ter sido colocada, tem segurança elevada, não produz odores e é resistente a água. Você poderá aproveitar o passeio tranquilo que seu cão estará protegido!
Maropitant
É um medicamento de uso veterinário que pode ser muito útil caso seu cão apresente náusea e vómitos durante o passeio, principalmente durante as viagens de carro ou avião.
Trelas
Para que o patudo possa passear com segurança, é importante estar utilizando o equipamento adequado. Uma trela longa vai ser perfeita para que ele fique confortável para explorar locais abertos e pouco movimentados. No caso dos passeios em locais com mais fluxo de pessoas e animais o ideal é uma trela mais curta que facilite o controle e contacto com seu cão. Para viagens de carro a trela para cinto de segurança também é necessária. As trelas são conectadas em um peitoral confortável para o cão.
Roupas para o frio
Assim como nós, os patudos também sofrem com as baixas temperaturas. Se o seu cão tiver pelo curto, não possuir pelos ou estiver tosado, for um filhote, idoso ou ainda de pequeno porte é importante levar na viagem opções de roupinhas caso esteja indo para um local frio. Ou ainda se ele for ficar no quintal ou sair para passear com frequência. Qualquer look está liberado sendo quentinho e deixando o pet confortável!
Lembre-se de sempre consultar o veterinário da tua confiança para ter todas as recomendações adequadas de dose e forma de administração de qualquer medicamento!